Vivência em educação ambiental no Instituto de Pesquisas Ecológicas

A pesquisa de campo é parte integradora do projeto na temática meio ambiente, sustentabilidade e cidadania e possibilita experiência ética e estética no aprendizado.

Em 19 de setembro, em observância à prática de Metodologia de Projetos desenvolvida pela Escola Terra Brasil, estudantes do Fundamental I (anos iniciais do ciclo de aprendizagem) – tiveram a oportunidade de vivenciar diversas experiências em educação ambiental no Instituto de Pesquisas Ecológicas (IPÊ), em Nazaré Paulista. Os estudantes foram acompanhados pelas professoras-tutoras Manuela Machado Ribeiro Venancio, e Vanessa Moraes Camargo. 

Os alunos foram recebidos pelas professoras Andrea Pupo e Isabela Volpato Teixeira. Chegando ao local os alunos já se encantaram com a paisagem local, que em algumas áreas já está totalmente reflorestada por árvores nativas da Mata Atlântica. Vale destacar a grata surpresa de um esquilo (serelepe) que veio dar um “alô” para as crianças. Foi uma festa. 

A saída de campo contou com duas importantes atividades. No período da manhã a professora Andrea Pupo conversou com os alunos sobre reciclagem, desmatamento, água e explicou quais os projetos que são desenvolvidos pelos pesquisadores do IPÊ, em diversos biomas no Brasil.

Após o lanchinho saudável, parada para descansar e retomaram a agenda com mais vivências pedagógicas. Destaca-se a experiência muito legal sobre o papel fundamental da floresta viva para evitar erosão do solo, a preservação da qualidade e quantidade da água e, sobretudo, das nascentes.

Para além da teoria e do estudo em sala de aula sobre o impacto ambiental e suas consequências, a pesquisa de campo possibilita as experiências ética e estética.

O IPÊ (https://www.ipe.org.br/ipe) é referência em pesquisa e projetos ambientais no Brasil, com reconhecimento internacional. 

 

 

Leia + sobre projetos ambientais que desenvolvemos na Escola Terra Brasil:

Atibaia sedia o evento nacional Virada Cultural ‘Amazônia de Pé’

Espetáculo: “Quanta coisa o lixo é”

Oficina de abafadores

Natureza para restaurar os prejuízos da pandemia

Compartilhe conhecimento

Não perca nenhuma novidade da Escola Terra Brasil, assine nossa Newsletter