Espetáculo: “Quanta coisa o lixo é”

Para comemorar a Semana do Meio Ambiente, a empresa Lar Plásticos presenteou as crianças de 1º ao 5º ano com o espetáculo “Quanta coisa o lixo é” da Cia teatral CiausFulano.

As crianças, que sempre são inseridas e, por isso,  estão envolvidas na temática de preservação do Meio Ambiente interagiram e encantaram-se com a apresentação.

CIA USFULANO

A peça tem como tema principal o lixo, e aborda de maneira sutil e lúdica, os 5Rs da sustentabilidade em prol do consumo responsável, e conta a história de dois amigos “catadores/coletores de Lixo” que em meio a suas rotinas de trabalho, descobrem através dos materiais descartados na lixeira, a possibilidade de transforma-los em bonecos, brinquedos e elementos lúdicos.

Através de uma grande brincadeira, o espetáculo estimula a criança a repensar, reaproveitar e ressignificar o lixo que seria descartado, e ao mesmo tempo mostra como o uso excessivo e seu descarte inapropriado pode ser prejudicial ao meio ambiente. E é também uma homenagem e valorização aos coletores de lixo, profissionais que são considerados como importantes agentes ambientais responsáveis pelo aumento do índice de coleta seletiva do Brasil.

RELEVÂNCIA E PERTINÊNCIA:

Apesar de termos a sensação de que muito já se foi dito sobre o assunto, o lixo ainda é um dos grandes problemas enfrentados nos dias de hoje, principalmente pela quantidade exorbitante gerada devido ao consumo constante no nosso dia a dia.

Abordar o tema da sustentabilidade é um grande desafio, e buscamos no espetáculo fazê-lo de forma que não tornasse o assunto maçante ou como uma “lição de moral”. E justamente por nosso público alvo ser as crianças, trazemos o assunto de forma leve e lúdica, acessando-as da forma mais espontânea, que é através do brincar. A linguagem do espetáculo servirá como ferramenta fundamental para faze-la se interessar pelo assunto de forma natural, despertando nelas a vontade de reproduzir os bonecos e elementos mostrados na peça, e assim consequentemente, ensina-las a reciclar e ressignificar o material que seria descartado naturalmente.

Para a preservação do meio ambiente, o lixo deve ser considerado como uma questão de toda a sociedade e não um problema individual.

As atividades humanas estão exaurindo a função natural da Terra de se autorregenerar, a ponto de tornar uma incerteza a capacidade dos ecossistemas de sustentar as gerações futuras. Por isso que ainda é tão importante falar de sustentabilidade com a sociedade em geral, mas principalmente com as crianças, trazendo assim subsídios para que ela entenda e saiba lidar com o consumo de forma mais consciente e responsável.

Acreditamos no teatro como forma de transformação, e as crianças são como pérolas que precisam ser lapidadas, e quanto melhor for esse trabalho, mais puro e lindo será o resultado.