Setembro Amarelo 2022 e a prevenção ao suicídio

Setembro chegou!!! Com ele vem a primavera, uma das estações mais bonitas do ano, mas nem tudo são flores… em setembro também temos a conscientização e prevenção ao suicídio, o que convencionalmente chamamos de: setembro amarelo.

Mas por que temos que todo ano falar sobre esse tema!? Porque os suicídios são a segunda causa de mais mortes entre adolescentes e jovens entre 15 e 29 anos, temos um número crescente de 800 mil mortes em todo o planeta, o que significa que uma pessoa se mata a cada 40 segundos.

Por ser um tema extremamente delicado, muitos mitos e tabus ocorrem, o principal é de que falando sobre o suicídio podemos incentivá-lo, quando é justamente o oposto, ou seja, quanto mais os jovens têm informações a respeito, maior é o sucesso para sua prevenção e para as pessoas que estão com ideação suicida, elas podem encontrar o acolhimento que necessitam e buscar ajuda.

VEJA O GUIA DE PREVENÇÃO AO SUÍCIDIO INDICADO PARA PAIS E PROFESSORES

Não existe apenas uma causa para uma potencial tentativa de suicídio, mas é o resultado de uma rede de fatores biológicos, genéticos, psicológicos e socioculturais. Porém dois transtornos mentais estão mais intimamente ligados ao suicídio: a depressão e o transtorno afetivo bipolar.

É preciso que estejamos atentos aos sinais e comportamentos que as pessoas sinalizam, pois geralmente as pessoas em risco eminente demonstram que algo não está bem: tristeza profunda e por um longo período, falta de interesse e planos futuros, falas do tipo “talvez seria melhor se eu sumisse”, tentativas prévias de suicídio e doação inexplicada de objetos que lhe são caros.

SUICÍDIO, O QUE REALMENTE É IMPORTANTE SABER?  MITOS E VERDADES

Não culpe, não julgue e não ofenda, o melhor a fazer é oferecer uma escuta atenta e empática, se possível oriente ou auxilie a procurar ajuda especializada de psicólogos e psiquiatras, ou de instituições com experiência no tema como o Centro de Valorização da Vida, que através do seus contatos e canais online oferece ajuda em tempo integral para quem necessita!

Rafael Zafonatto
Psicólogo
Escola Terra Brasil

Busque ajuda

O CVV oferece atendimento voluntário e gratuito 24 horas a quem está com pensamentos suicidas ou passando por outros problemas. Eles atuam no apoio emocional e na prevenção do suicídio através do telefone 188 e também no e-mail, chat e pessoalmente, de acordo com sua preferência. CONFIRA AQUI.

suicídio não pode ser uma alternativa. Falar é sempre a melhor solução.

LINK ÚTIL: SAÚDE MENTAL É TRATADA COM SERIEDADE NA ESCOLA TERRA BRASIL