Visita pedagógica ao Museu Catavento

No dia 17 de agosto, a Escola realizou uma visita pedagógica ao Museu Catavento com os educandos do ensino fundamental II de 6º a 9º anos.

A visita foi uma atividade pedagógica dirigida, que serviu de revisão de objetos de conhecimento trabalhados no semestre anterior e como disparadora para discussões a serem realizadas ao longo deste semestre.

Os estudantes participaram das vivências propostas pelo Museu, disponíveis em dois roteiros diferentes:

ROTEIRO A:

Engenho: O Engenho é a seção do museu que busca trazer experimentos relacionados à Física (Sala das Ilusões, Mecânica, Som, Eletromagnetismo, Calor, Fluidos e Óptica)

Jogos do Poder: A seção Jogos do Poder é dedicada à reflexão de temas relacionados às ciências humanas. Nesse ambiente podemos abordar temas históricos do Brasil e do Mundo, bem como, tratar questões polêmicas da sociedade contemporânea.

Terra: É possível conhecer os principais eventos da formação e transformações do nosso planeta baseados na teoria de surgimento do universo. Em um passeio pelo interior da Terra será possível conhecer as dinâmicas internas e externas do nosso planeta, bem como, a formação de rochas e minerais.

ROTEIRO B:

Vida: A seção é dividida em quatro eixos: Biodiversidade, Corpo Humano, Evolução e DNA, e neles é possível encontrar mais de 50 instalações a serem abordadas.

Jogos do Poder: A seção Jogos do Poder é dedicada à reflexão de temas relacionados às ciências humanas. Neste ambiente podemos abordar temas históricos do Brasil e do Mundo, bem como, tratar questões polêmicas da sociedade contemporânea.

Alertas: A seção “Alertas: conhecer para prevenir” propõe um debate mediado por um de nossos monitores, voltado para a prevenção do consumo de substâncias como álcool, tabaco e drogas ilícitas. Por meio de dinâmicas e propostas interativas, a seção busca envolver e proporcionar uma conscientização sobre o tema, alertando o visitante a respeito das consequências do uso dessas substâncias. (Esta seção é direcionada para maiores de 12 anos)

Veja as fotos dos momentos mais especiais dessa visita pedagógica dos alunos do ensino fundamental da Escola Terra Brasil: