Tema infantil do semestre: “Dinossauros”

Quando estávamos indo para escola, lá no começo do ano, notei algo muito engraçado e interessante, o que me fez pensar… dinossauros! Porque não?
Todos os dias, vocês me pediam dinossauros, mesmo quando não era o momento de cantos. Achei  divertidas as conversas de vocês no parque durante as brincadeiras, falando os nomes deles, o que eles comiam e outras curiosidades. Gostei bastante da versão que criaram do”pega-pega” para um “pega-pega dinossauro”. Então, foi fácil decidir que este seria o tema do nosso projeto! Vocês tem tanto a compartilhar sobre o assunto e espero que juntos, possamos descobrir novas curiosidades sobre estes gigantes que viveram milhares anos antes de nós”. PROFESSORAS RENATA RUIVO, LAIS E MARIA

O PROJETO

Na chegada à Escola, diversos tipos de brinquedos são colocados à disposição das crianças para brincadeiras pelo parque.
Logo no início do ano, o tema de interesse do Infantil da manhã se revelou.
Muitas das crianças pegavam os dinossauros e brincavam com eles na terra, na areia ou ficavam apenas segurando, deixando bem pertinho, transformando-os em companheiros. Os saberes sobre o assunto eram compartilhados durante as conversas entre as crianças.
Em alguns momentos, transformavam-se e o jogo era “Pega-pega Dinossauros”!

Esses bichos misteriosos deixam um grande espaço aberto para a imaginação, para a criatividade e permitem o afloramento de sentimentos como medo, força, coragem, raiva e autoconfiança.

Projeto do Semestre: Dinossauros

Infinitas perguntas surgiram, algumas fáceis de descobrir, como:

“O que os dinossauros comiam? Como nasciam? Qual o formato do corpo? E dos dentes? Das patas?”

Mas, questões mais complexas geraram discussões. Dúvidas não ficaram bem resolvidas, pois ainda há contradições e muito a ser descoberto sobre a vida dos Dinossauros, como  saber sobre répteis voadores, animais que viveram na época dos dinossauros e animais que vivem até hoje, a temporalidade dos vestígios deixados nas camadas da Terra…

Projeto do Semestre: Dinossauros

Afinal, o que é um dinossauro?

Foram tantos dilemas e mistérios, que a solução foi convidar o paleontólogo Luiz Anelli* para conversar com as crianças. Foi incrível estar “pessoalmente” com este cientista, as crianças já conheciam seus livros e seus vídeos, se prepararam ansiosos para a entrevista e puderam sentir como os conhecimentos científicos são construídos.

Projeto do Semestre: Dinossauros

*Luiz Eduardo Anelli – Professor, formado em Ciências Biológicas, mestre e doutor em Paleontologia. Há 18 anos coordena a Oficina de Réplicas, do Instituto de Geociências da USP. É escritor brasileiro premiado, conhecido por seus livros sobre dinossauros e de divulgação científica.