Educar para o respeito e a confiança

Criar os filhos a partir do respeito une as famílias no amor para sempre.

A criação de um filho não é fácil. Nesse trabalho, todos os pais cometem erros; muitos são consequência da educação que eles mesmos receberam em casa quando eram crianças.

A realidade é que, até há pouco tempo, os filhos eram educados com a concepção de que simplesmente deveriam ser obedientes. Sim, há que ensiná-los a serem obedientes, mas da maneira correta; não baseado no medo ao castigo, mas baseado no respeito e na compreensão.

No entanto, a criança deve ser ensinada a obedecer com critério. Os tempos mudaram; criar uma criança para que obedeça “às cegas” pode colocá-la em risco. O mundo sempre foi um lugar perigoso, mas agora os perigos aumentaram; chegou-se a um ponto em que nem em casa estão a salvo.

Pense um pouco, o que você prefere? Que, por medo, seu filho esconda de você que alguém lhe faz mal na escola ou no bairro? Ou prefere que tenha tanta confiança e respeito que você seja o primeiro a quem ele irá recorrer quando precisar de ajuda?

Por que não educar no medo?

Esse era o tipo de criação que, até há poucos anos, se impunha no mundo. Ainda há pais que acreditam que é uma boa forma de educar; felizmente, a tendência tem diminuído.

A educação baseada no medo faz com que a criança tema os seus pais. Ela obedece por medo do castigo, não porque sabe que deve fazer o que é correto. O resultado será que, com o tempo, o filho desenvolva fortes desejos de distanciar-se de seus pais; além do rancor e da raiva que sentirá pelo tipo de tratamento que lhe deram.

O triste é que tendemos a criar nossos filhos como fomos criados. A boa notícia é que muitos pais que foram criados assim optaram por erradicar o medo na educação.

Agora, também não devemos exagerar. Muitos pais são tão flexíveis na educação, que nem regras impõem a seus filhos. Isso faz com que muitas crianças cresçam com uma personalidade e caráter tão fracos, que qualquer desafio lhes causa problemas emocionais. É preciso saber equilibrar as proporções na educação dos filhos.

Os bons pais devem procurar dar a seus filhos ferramentas que lhes permitam ser fortes, corajosos e independentes. Criar com respeito e confiança é ensinar às crianças que devem ser fortes e valentes. É mostrar-lhes que podem e devem confiar nos pais.

Criação em respeito e confiança

Quando escolhe criar seu filho com respeito e confiança, você o ensina a ter uma ligação saudável com você. Além disso, você dá a ele o critério, que é a capacidade de analisar se algo está certo ou errado.

É evidente que isso tem de vir acompanhado de uma educação franca e sem tabus. É absurdo que alguns pais ainda digam a seus filhos que é a cegonha que trará seu irmãozinho. É claro que a informação deve ser fornecida de acordo com a idade da criança. você não vai contar as coisas ao seu filho de 5 anos como faria com um adolescente.

Acrescente também o fato de que seu filho terá a certeza de que o que lhe está ensinado é a verdade; assim, ele não recorrerá a fontes externas e até mal-intencionadas para aprender o que deve aprender em casa.

Quando as coisas acontecerem desta maneira, seu filho irá desenvolver confiança em você. Ele saberá que pode recorrer a você a qualquer momento e que terá o seu apoio e orientação amorosa incondicional.

As manifestações de afeto são abundantes neste tipo de criação. Um ser humano necessita de que lhe expressem carinho, por que negar isso a um filho? Você deve tentar dizer ao seu filho o quanto o ama, abraçá-lo e passar um tempo de qualidade com ele ou com ela.

Como se disciplina neste tipo de criação?

Um pai ou mãe que decide criar os filhos com respeito não é um ser extraordinário; também perde a paciência de vez em quando. A diferença é que não deixa se levar por seu mau humor, e pensa nas coisas antes de “castigar” o filho.

Como todos os pais, ele estabelece regra em sua casa, que a criança deve obedecer. Também explicam as razões pelas quais se deve cumprir as regras. Quando a criança erra, o que fazem é falar com ela francamente para torná-la consciente do erro. Depois disso, explicam-lhe que sua ação tem uma consequência (corretiva) ou castigo e aplicam.

Não, não grite nem humilhe, isso deteriorará a confiança da criança em si mesmo e em você. Tente entender a razão de suas ações e emoções; além disso, ensine-o a canalizar suas emoções e a se entender.

Os pais devem ser consistentes com sua palavra e coerentes em relação ao castigo; caso contrário, o comportamento será mais ousado no futuro. O corretivo é necessário para que a criança aprenda que suas ações têm consequências; e que isso ocorrerá ao longo de toda sua vida.

Da mesma forma, a criança será elogiada por suas boas ações e comportamento correto, sem ser premiada. A razão é que o dever da criança é comportar-se de maneira adequada, de acordo com o lugar e a ocasião.

Ensine a seus filhos responsabilidades e dê-lhe tarefas de acordo com a sua idade. Isso faz parte de ensiná-lo a ser independente e dar-lhe ferramentas para se defender.

Educar a partir do respeito e da compreensão educa positivamente as crianças. Além disso, cria entre os pais e a criança um laço forte e indestrutível de amor e respeito.

Traduzido e adaptado por Stael Pedrosa do original Educar en el respeto y la confianza es más constructivo que educar en el miedo