Novidade: Cardápio convencional e vegetariano

Sendo o refeitório escolar um espaço educativo e de prática de hábitos alimentares, na Escola Terra Brasil, que orienta práticas prioritariamente saudáveis, disponibilizamos opções que tenham impacto positivo na saúde.

A alimentação aqui na Terra Brasil é considerada também como oportunidade educativa. O desenvolvimento de hábitos saudáveis de alimentação e a criação de ambiente acolhedor e agradável contribuem para tornar o momento das refeições significativo. Por isso e para atender os diferentes hábitos e paladares, oferecemos duas opções de  cardápios para o almoço: o convencional e o vegetariano.

O cardápio da Escola funciona assim:

• As encomendas das refeições são feitas semanalmente para a garotada do Integral com possibilidades de atendimento de pedidos diários desde que com certa antecedência.
  • Enviamos a proposta de alimentação aos pais, que escolhem o que seu filho deverá comer na semana seguinte e, após nos retornarem o cardápio com as tabelas preenchidas, a Escola se organiza e faz as encomendas.
  • No lanche, ou cada um traz de casa ou quatro vezes por semana, uma família da Escola aceita encomendas de lanche com cardápio previamente divulgado.
 VEJA COMO FUNCIONA O PERÍODO INTEGRAL

Diferencial no padrão alimentar Escolar

Embora a educação alimentar comece em casa, à escola cabe um papel fundamental na literacia em alimentação e no desenvolvimento de atitudes e comportamentos alimentares saudáveis.

Assim, a Escola Terra Brasil, trabalha com a posição de influenciar tanto a boa alimentação como a constante atividade física das crianças.

Pensando nisto também, possuímos um ambiente completo de atenção e aprendizagem, entre salas de estudo, biblioteca e espaços de lazer; os estudantes estão cercados de árvores frutíferas e criam o incrível hábito de colher as frutas, como mangas, amoras, goiabas e pitangas, diretamente do pé.

CONHEÇA O ESPAÇO DA ESCOLA TERRA BRASIL

Dentre os objetivos gerais, os principais são:

• Promover e melhorar o estado de saúde das crianças e adolescentes;
  • Inverter a tendência crescente de perfis de doença associadas a uma deficiente nutrição;
  • Promover a saúde, especificamente em matéria de alimentação saudável e atividade física.
  • A valorização das diferentes expressões da cultura alimentar;
  • A redução do desperdício de alimentos;
  • A promoção do consumo sustentável e da alimentação saudável.

Projeto: Consumo, Cuidado e Vida

Estratégia pedagógica fundamental na Metodologia de Projetos é a mediação realizada por tutores nos espaços-tempos de tutoria, encaminham-se os itinerários que os estudantes trilharão para o desenvolvimento do tema escolhido. Abaixo, segue sintetizado, o roteiro desenvolvido.

1. Sustentabilidade social, ambiental e econômica
  2. Abordagem do sistema alimentar, na sua integralidade
  3. Valorização da cultura alimentar local e respeito à diversidade de opiniões e perspectivas, considerando a legitimidade dos saberes de diferentes naturezas
  4. A comida e o alimento como referências;
  5. Valorização da culinária enquanto prática emancipatória.
  6. A Promoção do autocuidado e da autonomia;
  7. A Educação enquanto processo permanente e gerador de autonomia e participação ativa e informada dos sujeitos
  8. A diversidade nos cenários de prática
  9. Intersetorialidade
  10. Planejamento, avaliação e monitoramento das ações.

Fontes:
Educação Alimentar e Nutricional