Benefícios da Yoga na Escola Terra Brasil

A excelência do aprendizado e a vivência em valores humanos são princípios da Escola Terra Brasil. Isso norteia nosso cotidiano e as práticas educativas que visam ao pleno desenvolvimento dos estudantes.
Inúmeras pesquisas comprovam que as emoções interferem nas nossas motivações e na aprendizagem, por isso, a Yoga e a Meditação fazem parte da Matriz Curricular da Terra Brasil que, através das vivências lúdicas em grupo, fortalecemos vínculos capazes de promover os sentimentos de pertencimento e união.
Ter a Yoga e por consequência a Meditação como integrantes do Currículo revela a intenção da Escola em oportunizar vivências que promovam o autoconhecimento, a não violência, o aumento da concentração, da atenção, da autoestima e a redução da ansiedade.

OS BENEFÍCIOS DA YOGA PARA O DESENVOLVIMENTO DOS ESTUDANTES TERRA BRASIL

Devemos considerar a complexidade do atual momento histórico, tempo de crescentes desafios, a enorme quantidade de informações que recebemos a todo momento e pensar nas consequências que acarretam. Especialmente para os alunos, poder vivenciar a experiência de reflexão e aprendizado durante uma aula de Yoga é algo que poderá permear suas vidas, trazendo um direcionamento em relação aos caminhos e propósitos que poderão trilhar enquanto seres humanos.

A YOGA NO AMBIENTE ESCOLAR COMO ESTRATÉGIA DE AUMENTAR O CONHECIMENTO FÍSICO E EMOCIONAL

As posturas e as respirações da Yoga (asanas e pranayamas) contribuem também para o maior conhecimento corporal, para o acréscimo e ou manutenção da flexibilidade, da força, para o relaxamento corporal e a calma, aspectos relevantes para o desenvolvimento integral.

Benefícios da Yoga na Escola Terra Brasil

MELHORA AS FUNÇÕES PSÍQUICAS, COGNITIVAS E AFETIVAS

A execução de exercícios de YOGA proporciona mudanças e benefícios para o funcionamento de todo o organismo permitindo o aperfeiçoamento das funções psíquicas, tanto cognitivas como afetivas, melhorando a memória, reduzindo a tensão emocional, a depressão, a ansiedade e a irritabilidade.

A PRÁTICA DA YOGA ESTIMULA A AUTOCONFIANÇA

Os alunos que praticam atividade motora regularmente têm maior autoconfiança, autocontrole e, inclusive, são mais conscientes das normas e valores éticos e morais da vida em sociedade, comparados aos estudantes que não praticam atividade motora.

A YOGA AUMENTA A CAPACIDADE FÍSICA

Dentre os benefícios, podemos destacar o desenvolvimento de capacidades físicas de flexibilidade, força, equilíbrio e resistência. Auxilia também na manutenção do tônus, que é a capacidade de contrair e relaxar os músculos do corpo.

A YOGA ENTRE OS ALUNOS BENEFICIA O CONTROLE DAS EMOÇÕES

A prática de yoga com as crianças e adolescentes ajuda também a combater o comportamento agressivo, tornando-os mais sereno, comedido, calmo e descontraído. Além disso, pode melhorar a coordenação psicomotora e os processos de atenção e concentração.

A YOGA E A MEDITAÇÃO ALÉM DA INFORMAÇÃO E DAS PRÁTICAS ESCOLARES HABITUAIS

Está em nossa Proposta Pedagógica o entrelaçamento de atividades que promovem o desenvolvimento pleno do aluno. Muito mais que uma atividade extracurricular, a Yoga e a Meditação despertam a sabedoria do corpo e da mente, da alegria e do amor que permeiam a nossa alma, a nossa vida.

A Escola Terra Brasil é o lugar para aprender e ser feliz!