Como funcionam os Ciclos de Aprendizagem

Em uma classe heterogênea encontramos vários tipos de pessoas que pensam, agem e têm necessidades diferentes. Portanto, acreditamos que para se obter um bom resultado, é necessário que seja realizado um trabalho pedagógico diferenciado com os alunos.

A finalidade é que, no final da formação escolar, os alunos consigam alcançar os objetivos juntos, mesmo que, para isso, seja necessário trilhar caminhos diferentes. Assim, na Escola Terra Brasil trabalhamos com Ciclos de Aprendizagem que se compreendem como uma nova experiência na matriz curricular e, consequentemente, no formato de avaliação e na organização pedagógica da escola.

CICLO DE APRENDIZAGEM PLURIANUAIS

A ideia é desfragmentar as séries anuais e investir nos ciclos de aprendizagem plurianuais, para ensinar melhor, combater o fracasso escolar, as desigualdades e outros fatores que comprometem a boa formação do indivíduo.

“Os Ciclos de Aprendizagem possibilitam não apenas o respeito ao ritmo individual de cada estudante, mas também a personalização do processo ensino-aprendizagem e ainda o estímulo e motivação da convivência com colegas com habilidades diversas”, explica Magda Venancio, diretora da Terra Brasil.

Os ciclos de aprendizagem plurianuais tentam justamente romper com uma visão da construção dos saberes como uma sucessão de andares, um devendo estar terminado para que o seguinte comece.

INOVAÇÃO PEDAGÓGICA

A construção de ciclos de aprendizagem necessita de mais inovação pedagógica e organização do que a estrutura anual, até mesmo porque, a tarefa de compartilhar o trabalho de maneira flexível e encaminhar progressões diversificadas durante vários anos é mais complexa do que se imagina.

O sistema propõe novos instrumentos: balizas intermediárias, modelos de organização do trabalho e de agrupamento dos alunos, instrumentos de diferenciação e de avaliação e os professores também constroem novas competências e aptidões.

Magda Venancio explica que:“O sistema de Ciclos permite que conhecimentos que se complementam sejam trabalhados por variadas áreas evitando que sejam considerados estanques e fechados em suas especificidades. As propostas e atividades escolares passam a ter sentido e elaborações mais abrangentes, autorais e críticas ocorrem com mais facilidade e pertinência”.

A avaliação da aprendizagem se articula por meio das condições estruturais de trabalho da nossa Escola e dos professores, através:

1. Das atividades desenvolvidas em sala de aula;
  2. Com as intervenções propostas;
  3. Qualidade das observações sobre os desempenhos;
  4. Desenvolvimento global dos alunos.

DISTRIBUIÇÃO DOS ANOS DURANTE OS CICLOS DE APRENDIZAGEM

Substituindo as etapas anuais de progressão por etapas de ao menos dois anos, o percurso de formação dos nossos estudantes é feita da seguinte maneira:

CICLOS DE APRENDIZAGEM, TROCA DE SABERES E VIVÊNCIAS

Quando se trata de ensino-aprendizagem, os Ciclos têm a intenção de oferecer um ensino de qualidade e os estudantes têm um tempo maior para se apoderar e evoluir em suas habilidades nos conteúdos específicos.

O aluno tem acompanhamento individual, intervenções e avaliações muito mais acuradas dentro da Escola Terra Brasil que respeita as diferenças de aprendizagem dos alunos.

Por fim, um importante aspecto a ser destacado quando se aprende em Ciclos é a troca de saberes e vivências entre os estudantes e o desdobramento desses em atitudes e valores. Em certa medida, as vivências cidadãs são magnificadas e os atributos pessoais destacados ou em processo de conquista.