Escola Terra Brasil

Educação Infantil, Ensino Fundamental
Opção de Período Integral

Educação Infantil

 

Além de contar com um modo singular de encaminhar seu fazer educativo, elaborando a cada ano seu próprio material, a Escola Terra Brasil acredita que toda criança é capaz de aprender e, para que isso aconteça, não deixa de lado um aspecto essencial da vida da criança: o brincar.

Ao brincar, a criança:

  • Reflete a realidade e a transforma ativamente. Inventando, atribuindo significados diferentes daqueles que os objetos possuem de fato, modificando o espaço físico e construindo ambientes para servir aos seus propósitos;
  • Combina realidade e fantasia, introduzindo na brincadeira aquilo que ela quer que seja verdade. Utilizando objetos inanimados como se fossem animados desempenhando papéis de personagens ou animais, neste caso assumindo suas características com o próprio corpo;
  • Envolve-se com contradições intrínsecas à própria brincadeira e as resolve. Considerando as necessidades e possibilidades de acordo com as regras que estão implícitas a esta;
  • Desenvolve o pensamento, a imaginação e a criatividade por meio da análise, confronto e síntese, no que concerne às situações envolvidas no estabelecimento, negociação das regras na coordenação das experiências anteriores;
  • Adquire e desenvolve conhecimentos e habilidades;
  • Dá passos importantes para sua autonomia;
  • Aumenta, pelo contato com seus pares e suas diferenças, a empatia;
  • Mesmo quando brinca sozinha, age e interage, física e verbalmente, enriquecendo sua capacidade simbólica.

 Escola Terra Brasil

Na Educação Infantil, especial atenção é dedicada às interações, pois a partir destas, a criança se constitui, se reconhece e realiza importantes aquisições que se refletem em seu modo de ser e de agir no mundo. É fundamental lembrar que, em um ambiente escolar que valorize a infância, as brincadeiras entre as crianças são essenciais. Muitas vezes, quem não tem os conhecimentos da área, estranha que, durante certa fase, tais brincadeiras incluam empurrões, puxões ou desavenças. No entanto, são aspectos importantes do desenvolvimento em determinadas idades e, quando bem orientados, transformam-se em valiosas aquisições para cada um e para o grupo.

Os direitos de aprendizagem são propostos valorizando os conhecimentos que cada criança traz de suas vivências e inserem-se novos interesses, conhecimentos e exploram-se diferentes contextos, mediados pela linguagem oral e escrita, a linguagem das artes, da matemática, das ciências e dos afetos; linguagens estas que expressam o mundo, a natureza e a cada um de nós.

Escola Terra Brasil

A proposta da Escola Terra Brasil é pensada para potencializar as peculiaridades de cada idade, em um ambiente desafiador, seguro e estimulante. O espaço externo da Escola comporta e contribui com a maior parte das atividades das crianças da Educação Infantil. Grande parte do período escolar se dá ao ar livre e em contato com a natureza.

Nossas atividades, intencionalmente preparadas, possibilitam que a aprendizagem seja integral: enquanto se aprende a ler, a escrever, a pensar sistematizada e criticamente, aprende-se a ser, a expressar-se e a reconhecer seus pares, seus direitos, deveres e sentimentos.

A proposta da Escola exige de seus professores e orientadores estudos permanentes e reflexão diária. Os professores, num trabalho como a da Escola, exercem papel fundamental; o professor da Terra Brasil é preparado e orientado para isso.

A Educação Infantil tem um número limitado de alunos. As turmas de G2 e G3, período da tarde, podem acolher 10 e 12 crianças respectivamente. As turmas de G4 e G5 podem, em virtude dos avanços conquistados, contar com um número maior e variável de crianças que não ultrapassam em uma das turmas 15 alunos e em outra 19.

Copyright © Escola Terra Brasil 2019. Todos od Direitos reservados.
Desenvolvido por Coral e Gigasystems