Saiba como funciona o Período Integral Flexível

Entender e atender às necessidades de apoio e acolhimento de nossos estudantes e suas famílias é o principal objetivo do Período Integral Flexível (PIF) oferecido pela Escola Terra Brasil em Atibaia.

Mais do que um determinado lugar, a escola deve ser um ambiente social de aprendizagem quando se pensa na educação escolar integral para crianças e jovens. Esse ambiente deve provocar e estimular os sentidos, instigar questionamentos, propiciar momentos de quietude e contemplação ao mesmo tempo em que promove o desenvolvimento físico, as habilidades corporais e a segurança de que se é capaz.

O que é educação integral?

Na Escola Terra Brasil, o período integral não está apenas atrelado ao tempo de permanência na Escola, mas também a uma reorganização dos espaços de aprendizagem e dos conteúdos, incluindo no currículo atividades que auxiliam no desenvolvimento intelectual, físico, cultural, emocional e social do aluno.  Esse propósito educativo é o que se denomina educação integral. O conceito educação integral não se refere ao tempo de permanência na escola e sim aos propósitos e vivências pedagógicas.

Ao pensarmos em educação integral, aqui, pensamos no desenvolvimento humano em todas as suas dimensões: cognitiva, afetiva, psicomotora, psico-emocional e dos valores. É no entrelaçamento dessas dimensões que se processa o desenvolvimento pleno!

Vantagens da educação em tempo integral:

1. Acompanhamento especializado dos profissionais de acordo com as diferentes faixas etárias
  2. Orientação personalizada para a mediação das tarefas escolares
  3. Acompanhamento e organização de estudos e material escolar
  4. Interação com diferentes áreas do conhecimento em atividades recreativas, esportivas, jogos e em brincadeiras de livre escolha
  5. Desenvolvimento da autonomia e da alteridade
  6. Valorização dos cuidados com os espaços coletivos
  7. Convivência, apreciação e contemplação da natureza
  8. Melhoria no desempenho dos aluno
  9. Utilização do tempo ocioso
  10. Ressignificação do tempo escolar
  11. Contato com atividades extracurriculares

Funcionamento do período integral flexível

A Escola está aberta das 7h às 18h para acompanhar e orientar seus estudantes, por isso, o número de horas do PIF é escolhido pelas famílias e, principalmente, pode ser variável e esporádico. Portanto, o PIF vai ao encontro das necessidades dos pais e estudantes.

Praticas diversificadas na Escola Terra Brasil:

1. Artísticas
  2. Esportivas
  3. Recreativas
  4. Estudo e de livre escolha – para que a integralidade do desenvolvimento se processe em suas variadas dimensões

Os profissionais são especialmente orientados para a especificidade desse acompanhamento e estão presentes durante todo o período de permanência das crianças e pré-adolescentes na Escola.

Atualmente, a Terra Brasil não é mais uma escola pequena e nem mais uma escola entre tantas outras. Tornou-se conhecida por seu trabalho diferenciado na área pedagógica e reconhecida pela dedicação à formação humanista de seus estudantes e corpo docente. Trabalhando com a Educação Infantil, Ensino Fundamental e Educação Para Todos.

Conheça a metodologia inovadora com ciclos de aprendizagem

Não perca nenhuma novidade da Escola Terra Brasil, assine nossa Newsletter