Projeto Boomerang: respeito vai, respeito volta

O projeto foi desenvolvido pelos estudantes do oitavo ano da Terra Brasil. Surgiu da necessidade de retomar práticas de convivência social, muitas vezes abandonadas ou relegadas a segundo plano durante o período de afastamento social e do ambiente escolar em virtude da Pandemia.

“Num primeiro momento, a Escola assumiu como prioridade o acolhimento a seus professores e estudantes, mas com o passar do tempo, em especial no oitavo ano, atitudes agressivas, dificuldades em lidar com as diferenças e a aceitação aos novos colegas revelaram-se contrárias aos princípios da boa convivência e à filosofia da Escola”, explica Magda Venancio, diretora da Terra Brasil.

Depois de várias conversas, o Projeto foi lançado no Dia 21 de setembro, Dia Internacional da Paz, reconhecido pela ONU e também Dia da Árvore. A data foi escolhida em virtude dos simbolismos que expressa, pois houve consenso que na raiz dos conflitos está a falta de respeito e que o respeito deve ser semeado.

MÉDICOS RECOMENDAM NATUREZA COMO ESTRATÉGIA PARA RESTAURAR OS PREJUÍZOS DA PANDEMIA

Uma curiosidade é a escolha do nome “Boomerang: respeito vai, respeito volta” que foi sugerido por um dos estudantes e, claro, logo aceito e admirado por todos. Ao apresentar sua ideia para o nome, o aluno explicou que alguém precisa dar o primeiro passo.

“Apresentamos o Projeto para os alunos de sexto ao nono reunidos ao ar livre no espaço denominado Floresta. Apesar da timidez, conseguimos difundir a ideia”, disse Magda Venancio durante o encontro.

Além de cartazes espalhados pela Escola, criaram uma página no Facebook, semanalmente atualizada, na qual podem ser feitas postagens referentes à temática e também recomendações de filmes, músicas e livros.

Serão convidados para uma conversa pessoas vítimas de desrespeito para relatarem tais episódios e falarem de seus sentimentos. Se possível, ainda em 2021, convidaremos um especialista em Direitos Humanos para abordar a complexidade do tema e colaborar com o debate.

O tema, Respeito, é abordado no cotidiano escolar e seus desdobramentos e abrangência são motivo de reflexão para nossos estudantes, professores e demais educadores da Terra Brasil.

Compartilhe conhecimento

Não perca nenhuma novidade da Escola Terra Brasil, assine nossa Newsletter