Miojo nosso de cada dia

Miojo nosso de cada dia

12/12/2019 209

Por: Vitor Peruci Machado Da Costa

 

Embora de rápido preparo, fácil manuseio e considerado um prato que muitos adoram, o macarrão do tipo lámen, como o miojo, não é assim tão bonzinho quanto parece. Conheça o miojo nosso de cada dia.

Este prato bastante consumido no Japão se tornou popular no país após a II Guerra por ser barato e bastante saboroso. De acordo com George Solt, professor de história da Universidade de Nova York, a primeira versão do lámen chegou ao país do sol nascente no século XIX, trazida por negociantes chineses. A criação do macarrão instantâneo, em 1958, tornou a iguaria ainda mais popular no país. Apesar de ter inúmeras versões, a receita consiste basicamente de uma massa, um caldo à base de carnes, algas e cogumelos e alguns outros ingredientes que podem variar: ovos, brotos de bambu, algas picadas, entre outros. O macarrão instantâneo pode até parecer ser uma boa opção por se tratar de uma massa simples, mas ele não é nem um pouco saudável. Ele inclusive pode causar alteração no nosso metabolismo e quem corre mais perigo com isso são as mulheres.

Mulheres que se alimentam desse tipo de macarrão duas ou mais vezes por semana têm maiores chances de adquirir a Síndrome Metabólica. Essa condição pode causar diabetes, acidente vascular cerebral e doenças cardíacas.

O miojo faz mal à saúde devido ao alto teor de sódio, gordura e conservantes em sua composição. Além disso, o macarrão é frito antes de ser embalado, o que permite que ele fique pronto mais rápido, e isso ainda favorece o aumento de peso.

Malefícios do miojo:

  • Aumento de colesterol;
  • Problema cardíacos;
  • Colesterol ruim;
  • Comprometimento renal;
  • Aumento de peso;
  • Síndrome metabólica.

 

Comparado com macarrões normais, o macarrão instantâneo demora muito mais tempo para ser digerido, mesmo depois de duas horas, o alimento permanece intacto dentro do estômago. Isso faz que nosso sistema digestivo trabalhe por muito tempo para quebrar a comida, o que pode causar até uma sobrecarga. Quando o alimento demora tanto para ser digerido, nossa absorção de nutrientes também é prejudicada. Outro perigo é que o miojo contém muitos aditivos que ficarão no nosso estômago e não se sabe o prejuízo que essa exposição prolongada pode nos causar. Tanto faz o miojo cru ou cozido o problema é o glutamato monossódico, e o sal em si.

Curiosidades sobre o miojo:

O miojo foi inventado por Momofuku Ando, ele o criou para ser mais fácil de ser distribuído do que o pão, já que após a segunda guerra mundial os EUA mandavam pão para tirar a fome

A empresa de Ando cresceu bastante e em dois anos passou para um local com 15 mil quadrados, com linha de montagem automatizada e produção de 100 mil blocos pré-fritos por dia.

A primeira embalagem do produto da Miojo Macamen trazia um nome gigante: “spaghetti vitaminado instantâneo tipo yakissoba com tempero sabor galinha”.

 

Links: https://www.tuasaude.com/miojo-faz-mal/

https://www.1news.com.br/noticia/514083/curiosidades/9-curiosidades-muito-interessantes-sobre-o-miojo-2264-19062018

https://awebic.com/saude/miojo/

  • Compartilhe esse post
  • Compartilhar no Facebook00
  • Compartilhar no Google Plus00
  • Compartilhar no Twitter
Copyright © Escola Terra Brasil 2020. Todos od Direitos reservados.
Desenvolvido por Coral e Gigasystems